Já tive a oportunidade de falar, aqui, da minha paixão por bibliotecas. Desde que me conheço por gente frequento bibliotecas, mas de uma, em especial, me lembro com muito carinho: a biblioteca do Colégio Dom José de Camargo Barros, em Indaiatuba (SP), onde cursei o 2º grau. Além de ser um espaço em que os livros enchiam os olhos e a mente de promessas de boas histórias, a bibliotecária do local era uma profissional de mão cheia, extremamente capacitada e conhecedora do seu ofício.
Infelizmente, não me recordo do nome dela, os anos passam e a memória começa a dever quando mais precisamos. Mas o importante não é seu nome, mas a lembrança que tenho dela, do seu trabalho incansável e perfeito à frente da biblioteca da escola, orientando os alunos na leitura e indicando livros. Por isso, a ela, em especial, e a todos os bibliotecários, quero parabenizá-los neste 12 de março, o Dia do Bibliotecário.
A data foi instituída, no Brasil, pelo Decreto nº 86.631, por ser o dia do nascimento do engenheiro Manuel Bastos Tigre, que se tornou escritor, poeta e bibliotecário, sendo considerado como o primeiro profissional da área concursado do Brasil.
Em 1906, Manuel fazia aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos, onde conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Foi um desses encontros que marcam a vida da gente, tanto que, em 1915, Bastos largou a profissão para trabalhar com biblioteconomia.
Trabalhou como bibliotecário no Museu Nacional do Rio de Janeiro e na Biblioteca Nacional; e foi diretor da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Sua contribuição para a disseminação da cultura e da informação no país foram notórias, por isso, nada mais justo do que celebrar o Dia do Bibliotecário na data do seu nascimento, hoje, há exatos 128 anos.
* Foto André Kertész [ man on ladder reading ] 1929.
bom final de semana!
ResponderExcluirbjs, Cris
Oi Cecília,
ResponderExcluirQue legal sua homenagem!!
Bjs.
muito interessante seu blog, já favoritei =)
ResponderExcluirGostei muito do seu blog e da maneira como escreve!
ResponderExcluirTambém tenho uma paixão sem igual por bibliotecas. Elas me passam aquela sensação de ambiente a ser explorado. Sempre que saio de uma biblioteca o faço de forma insatisfeita, porque penso que ainda havia tanto por descobrir!
Dê uma passadinha no meu blog também:
http://escrevendoloucamente.blogspot.com/
Um beijão!