sexta-feira, 19 de março de 2010

Quantos livros por mês?

Acredito que todo leitor que se preze sente, vez por outra, uma angústia lancinante por não conseguir ler tudo aquilo que gostaria de ler. Alguns até conseguem empreender um ritmo mais veloz às suas leituras, outros, no entanto, são mais vagarosos – eis o meu caso. Daí a inquietação que sinto quando, diariamente, me deparo com novas possibilidades de leituras reclamando um lugar na minha extensa lista de livros a ler neste e nos próximos anos. A propósito disso, já refiz a lista inúmeras vezes. Só hoje, umas três.

Essa ansiedade, às vezes, atrapalha, porque ao invés de saborear, apreciar ou deleitar as leituras, fico me perturbando com a não leitura. Não deveria ser assim. Porque penso, também, que o mais importante não é ler este ou aquele livro, ou então a quantidade de livros lidos, mas sim aquilo que se apreende e vive em cada leitura.

Lembrando ainda da entrevista de Umberto Eco ao Sabático, quando um visitante olha para a coleção de 30 mil volumes da biblioteca do escritor em Milão e lhe pergunta se já leu todos aqueles livros, ele responde de duas maneiras: "Não. Esses livros são apenas os que devo ler na semana que vem. Os que já li estão na universidade" – e – "Não li nenhum, se não, por que os guardaria?".

A resposta de Eco me tranquiliza, assim como o post do escritor e crítico literário, José Castello, na abertura do seu blog (http://oglobo.globo.com/blogs/literatura/): “a idéia é falar não só dos livros que me chegam e que, com frequência, me escapam. Mas também dos livros que li e que, porque me deixaram fortes marcadas, nunca me abandonam”.

Penso que Castello quis dizer que há livros que ele não leu, mas em contrapartida há os que ele leu e lhe causaram um grande impacto. Assim, o que importa mesmo é a maneira como nos relacionamos com os livros e como a leitura desses livros transformam as nossas vidas.

Toda essa reflexão surgiu depois que vi a enquete “Quantos livros por mês” da Livraria da Folha. O texto explicativo fala que o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey, recomenda ler um livro por semana (quatro obras por mês). Daí a indagação: qual é a sua média de leitura? Para conferir acesse http://polls.folha.com.br/poll/1007702/

A minha média é dois livros por mês. Pouco? Pode ser, e é claro que gostaria de ler muito mais, mas este é o meu ritmo. A ansiedade persiste, mas aos poucos vou dominando. Se conseguirei ler todos os livros que quero ou não, isso eu ainda não sei. Acho que sempre haverá o que ler e quer saber? Graças a Deus!

2 comentários:

  1. Oi, Cecilia
    Gostei do seu post; acho que cada um tem uma rotina de leitura e como vc disse lá no meu post sobre livros lidos, o importante mesmo é ler.
    Eu sou uma viciada sem cura...rs...quando consigo, leio muito mesmo! Mas tem livro que demoro mais, alguns são bem mais fáceis, devoro em um dia. O problema é que depois que comecei com o blog, fui conhecendo mais e mais livros e a ânsia de ler todos foi aumentando...bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, no meu ritmo de vida acho humanamente impossível ler mais de dois livros por mês. Seria um sonho se conseguisse mais do que isso.

    ResponderExcluir