segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Calendário literário

No post anterior falei sobre o Dia Nacional do Leitor, comemorado em 7 de janeiro. Achei tão oportuna a data que resolvi pesquisar na internet outras comemorações ligadas ao mundo do livro e da literatura. O resultado foi que encontrei, no blog ℓiвrυ ℓυмєท (http://www.jefferson.blog.br/, um interessante calendário com todas as datas que buscava. Então resolvi publicá-lo aqui também para não esquecer as comemorações, ainda mais porque estamos no comecinho do ano, portanto, no tempo certo.

Ei-lo:

7 de fevereiro – Dia do Gráfico

12 de março – Dia do Bibliotecário

14 de março – Dia Nacional da Poesia (em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta Castro Alves - 1847)

14 de março – Dia do Vendedor de Livros

21 de março – Dia Mundial da Poesia (criado pela Unesco para o incentivo e desenvolvimento da poesia regional, nacional e internacional)

25 de março – Dia do Diagramador

26 de março – Dia do Revisor

2 de abril – Dia Mundial da Literatura Infanto-juvenil (em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês, Hans Christian Anderson – 1805-1875 –, considerado um dos maiores escritores infantis)

18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil (a data foi criada em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor Monteiro Lobato – 1882 –, considerado o pai da literatura infantil no Brasil)

23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (instituído pela Unesco em 1996, a escolha do dia deve-se ao fato de que escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, Willhiam Shakespeare e Josep Pla, nasceram ou morreram na data)

1 de maio – Dia da Literatura Brasileira (a data é lembrada em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor José de Alencar)

10 de junho – Dia da Língua Portuguesa

21 de junho – Dia do Intelectual

25 de julho – Dia Nacional do Escritor

30 de setembro – Dia Mundial do Tradutor

12 de outubro – Dia Nacional da Leitura

13 de outubro – Dia Mundial do Escritor

20 de outubro – Dia Nacional do Poeta

29 de outubro – Dia Nacional do Livro (escolhido em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, em 1810).

Nenhum comentário:

Postar um comentário