segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Na companhia dos livros

As festas acabaram, o Natal passou e o Ano Novo chegou glorioso. Entre uma festa e outra curti umas rápidas e merecidas férias, uma parada necessária para repor as energias, recarregar as baterias, me reciclar. Foi tudo perfeito, ainda mais porque na semana que passou os livros estiveram na minha mira, seja nos passeios, seja nas comemorações, seja na reclusão do meu quarto.

Os presentes em casa, neste Natal, incluíram, para cada integrante da família, um livro. Minha irmã ganhou Parem de falar mal da rotina, da escritora e atriz Elisa Lucinda, uma adaptação da peça que esteve em cartaz desde 2002, e que levou ao teatro mais de um milhão de espectadores. O livro é a celebração do cotidiano e a valorização das coisas simples da vida.

Fernando, meu sobrinho, ganhou Onde está Wally - A incrível busca dos papéis, novo livro da série de Martin Handford, que traz as fantásticas aventuras e viagens do personagem por mundos fantásticos. Em cada um, ele deixa cair um pedacinho de papel, que o leitor deverá encontrar, entre outras diversões.

Já Luciana, minha sobrinha, foi presenteada com o novo livro de Danilo Gentili, Politicamente Incorreto, uma adaptação do show que o humorista fez em Brasília. Eu, por minha vez, ganhei Um leão chamado Christian, de Anthony Bourke e John Rendall, a história que começou com um vídeo exibido no Youtube mostrando o reencontro do leão com seus criadores, um ano depois de ser reintegrado à vida selvagem. O livro traz fotos e conta a história desse leão desde sua adoção, ainda filhote, pelos dois amigos.

Depois desse banho de livros no Natal, fui curtir meus dias de descanso passeando no shopping Patio Higienópolis, onde me assustei, mas me encantei também com a vitrine da Lilla Ka, loja especializada em roupas femininas. A decoração não poderia ser mais atraente. Em meio aos manequins com as peças da loja estavam diversos livros, abertos, transformados em decoração. A ideia, segundo a gerente, era desejar "que as pessoas tenham boas histórias para contar em 2011". A vitrine ficou com cara de livraria e os quase 300 livros, comprados de sebos, foram dobrados e colocados ao lado das manequins. Conforme a gerente, os livros já foram lidos e nenhum deles foi estragado. Depois, serão doados. Ufa! Ainda bem.

Com o tempo livre, fui fazer uma das coisas que mais gosto: ir ao cinema. E os filmes também me remeteram aos livros. O primeiro foi José e Pilar, o documentário sobre José Saramago e seu processo de criação de A Viagem do Elefante, uma metáfora da vida humana (falarei deste livro em post mais para frente). Fiquei ainda mais apaixonada pelo escritor, que teve em Pilar, sua esposa, um verdadeiro pilar para sua vida.

O outro filme que vi foi As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino, uma aventura pra lá de bacana e, claro, emocionante. Isso me lembra que estou com o livro completo em casa e pretendo, ainda este ano, lê-lo.

Na passagem do ano, estive no apartamento de minha prima Stef, passando o reveillon com minha família. Era a primeira vez que ali me encontrava, então, nada mais natural do que olhar a decoração dos ambientes e, em especial, a estante em uma das paredes da sala. Ao lado de portas-retratos, objetos pessoais e decorativos, havia livros diversos, principalmente best sellers como O Caçador de Pipas, todos os Harry Potter, O Código da Vinci, Anjos e Demônios, entre outros. Mas foi um que me chamou especialmente a atenção: A Montanha e o Rio, de Da Chen, que narra a saga de dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram durante os acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX. Minha prima disse que é ótimo e que todos que leram amaram. Vai para minha lista.

Por fim, em meio a toda essa literatura, tive a companhia de A Trégua, do poeta, ensaísta e escritor uruguaio Mario Benedetti, que morreu em maio de 2009. O livro é escrito em formato de diário e conta a história de Martín Santomé, um homem cinquentão, viúvo, com três filhos e prestes a se aposentar. Sua vida, monótona a princípio, se transforma quando conhece e se apaixona por Laura Avellaneda, uma moça jovem. É um livro que trata dos relacionamentos humanos e da busca pela felicidade. Lindo!

A considerar meu final de ano, em que as leituras e os livros se fizeram presentes, acredito que 2011 será ainda mais frutífero e repleto de boa literatura. Que venha, então!

Um comentário:

  1. Oi, Cecilia
    Concordo com a ideia de presentear livros; eu dei para minha filha "The Polar Express", uma edicao muito bonita que vem com um CD onde Liam Neeson le a historia, e para meu marido a colecao completa dos livros do Calvin & Hobbes em ingles. Ah, leia mesmo "A Montanha e o Rio"; a historia eh linda demais!! Bjs e boas leituras para nos em 2011!

    ResponderExcluir