quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Além das expectativas

O dia amanheceu lindo e luminoso no 7 de setembro. O sol estava forte, vigoroso, perfeito para um passeio ao ar livre. Eu teria feito isto se não tivesse tantos afazeres em casa, mas até que valeu a pena não ter saído. Mais tarde assisti a um DVD que foi uma ótima surpresa: O Corajoso Ratinho Despereaux, uma animação pra lá de encantadora, que foi baseada no best-seller de Kate DiCamillo, A História de Despereaux, com ilustrações de Timothy Basil Ering, e editado pela Martins Fontes.
A trama se passa em um mundo encantado, onde destacam-se o camundongo Despereaux, que nasceu com enormes orelhas e uma coragem extrema, a ratazana Roscuro, que adora sopas e acaba condenado a viver na escuridão do calabouço, e a garota Mig, que trabalha como empregada e sonha em ser princesa.
Em torno desses três personagens circulam rei, rainha e princesa de verdade, chefe de cozinha, guardião da masmorra, o povo da cidade e o mundo dos camundongos e das ratazanas. E Despereaux, com seu coração enorme, tece os caminhos que unirá esses personagens tão diferentes entre si.
Mas uma das passagens mais graciosas foi quando Despereaux descobre a biblioteca e, ao invés de comer os livros, acaba se deleitando com as histórias contidas neles. A cena em que ele caminha por entre as páginas de um livro, descobrindo o prazer da leitura e a força das palavras (expectativa é uma delas), é encantadora. Você se sente caminhando com ele pelas letras, frases e linhas do livro. Muito lindo!

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de assistir! hehe
    E na minha terra o feriado chegou com chuva e céu nublado... rs
    Adoro o jeito como vc escreve... Sensacional...
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  2. Temos a obrigação de deixar nossos livros à mão. Ao passarmos pela sala, olharmos, pegarmos, lermos as anotações, puxarmos trechos da memória. Foi através de um livro por perto que a Globo optou em fazer "A Casa das Sete Mulheres", seriado sobre a Revolução Farroupilha. Ao telefone, a roteirisma conversava com o pessoal de minisséries, faltava o tema para a próxima de janeiro, ela, sem idéia, olhou para a estante e viu o livro de Letícia Wierzchowski. Estava aí o novo campeão de audiência. Substitua o rato por um filho, que passeia pela sala distraidamente, pega o livro dos pais, vê as anotações e decide ler pois achou-as cativantes. Esta é a nossa campanha: Livro, sempre à mão!

    ResponderExcluir