sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Homenagem ao amigo

Entrega

Não fiz por mal
antecipar a outra
o dia da entrega.
Nada fiz por mal
porque a outra
interpôs-se entre nós
e antecipou para ela
o dia da entrega.


O que estes singelos versos, do saudoso jornalista e amigo, Arthur Francisco Baptista, querem dizer?
À primeira vista pode parecer um mal entendido entre dois amantes, um triângulo amoroso talvez, ou alguma coisa semelhante. Mas, na verdade, eles não significam nada demais.
Arthur escreveu os versos para mim, quando trabalhávamos juntos em uma agência de comunicação na década de 1990. Tínhamos uma matéria, cada qual, a entregar para nossa editora e combinamos de entregá-las juntos. Só que ele terminou antes e acabou entregando o trabalho primeiro. Claro, fiquei bronqueada com ele e, para amenizar, dedicou os versos a mim.
Eles foram publicados em uma Antologia de Poesias da Editora Shogun Arte. Não me recordo ao certo, mas Arthur fazia parte da União Brasileira de Escritores – UBE, fundada em 1942 por Mário de Andrade, Sergio Milliet e Manuel Bandeira. Em 1958, fundiu-se com a Sociedade Paulista de Escritores, que originou a UBE, passando assim a ter âmbito nacional.
Lembrei dos versos esta semana, pois se estivesse entre nós, Arthur estaria aniversariando agora, dia 4 de outubro. Então fica aqui a minha homenagem a ele.

2 comentários:

  1. muito interessante essa história! adorei esse poema e realmente pensei na primeira possibilidade rs rs rs

    ResponderExcluir
  2. ooohhh que lindo...
    historinhas de cissinha...

    ResponderExcluir